top of page
Buscar
Foto do escritorGP Afro-Américas

Simpósio temático na Anpuh-BA: Abolicionismo, raça e pós-Abolição nas Américas

Em parceria com pesquisadores/as de cinco universidades baianas, membros do grupo de pesquisa HAA participam da coordenação colegiada do simpósio temático 04 na Anpuh-BA, intitulado "Abolicionismo, raça e pós-Abolição nas Américas"




Coordenação colegiada: Luciana Brito (UFRB),Elciene Azevedo (UEFS), Isabel C. F. dos Reis (UFRB), Robério Souza (UNEB), Iacy Maia Mata (UFBA) e Eric Brasil (UNILAB)

Resumo: Nas Américas, o colonialismo erigiu-se sobre a escravização racial de africanos e seus descendentes. Durante os séculos de escravização, fugas, rebeliões e quilombos tornaram-se formas clássicas de resistência. A Revolução de São Domingos (1791-1804), os processos de independência da América Hispânica e a Guerra de Secessão (1861-1865) tiveram como resultado a extinção do cativeiro. No Brasil e em Cuba, últimos bastiões da escravidão no continente, na segunda metade do século XIX emergiram acirrados debates e projetos políticos de extinção desse regime de trabalho. Muitos desses projetos, individuais e coletivos, foram empunhados por homens e mulheres negras que entendiam que a sua condição racial, de algum modo, definia o seu lugar social. Em muitos casos, os processos de racialização e de construção de identidades raciais impulsionaram a luta por liberdade e autonomia, tanto através do movimento abolicionista quanto através de ações que visavam a sobrevivência individual no “mundo branco”. O simpósio é uma iniciativa do GT Nacional Emancipações e Pós-Abolição e será coordenado por Luciana Brito (UFRB), Elciene Azevedo (UEFS), Isabel C. F. dos Reis (UFRB), Robério S. Souza (UNEB), Iacy M. Mata (UFBA) e Eric Brasil (UNILAB); entre os temas de interesse estão os debates sobre a solução do problema servil, abolicionistas e abolicionismos, os processos de emancipação, as expectativas geradas com a extinção da escravidão, os sentidos emprestados à liberdade, as reconfigurações das relações de trabalho, os reordenamentos das hierarquias sociais, os sentidos atribuídos à raça e os processos de racialização nas Américas no final do século XIX e início do XX.


INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE MARÇO

Para mais informações, clique aqui.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page