top of page

Cultura e raça na Afro-América em perspectiva transnacional

Objetivo: Pretende-se analisar, em uma perspectiva transnacional, as experiências negras de mobilização social e combate ao racismo através de práticas, manifestações, instituições e associações culturais, religiosas e festivas na Afro-América. Tal perspectiva busca investigar os sentidos, estratégias e dimensões de experiências afro-americanas, formadas a partir da vivência da diáspora, das múltiplas formas de racismo e racialização e da construção de identidades modernas frente a esses contextos.

​

Palavras-chave: Racismo; cultura negra; liberdades; história transnacional

Estudos de trajetórias no Pós-Abolição.

Objetivo: Essa linha pretende reunir pesquisas preocupadas em analisar trajetórias, ou microtrajetórias, de mulheres e homens negros em suas estratégias, experiências, mobilizações, alianças e rivalidades no período pós-abolição. Tais estudos, assim como os debates teóricometodológicos a eles relacionados, também nos permitem realizar análises em perspectiva transnacional, aproximando experiências de pessoas e comunidades de diferentes partes das Afro-Américas.

 

Palavras-chave: Trajetórias, Pós-Abolição, Cidadania

Gênero, raça e classe na Afro-América em perspectiva transnacional

Objetivo: Reunir pesquisas sobre experiências de mulheres e homens africanos e afrodescendentes, suas trajetórias, estratégias, mobilizações, alianças e rivalidades, formadas a partir da vivência da diáspora, sob uma perspectiva interseccional que destaque a interação entre questões acerca de gênero, raça/etnia e classe social, tanto no período escravista, como no pós-Abolição nas Américas. Os estudos e debates teórico-metodológicos nos permitem realizar análises em perspectiva transnacional e comparativa.

​

Palavras-chave: Interseccionalidade; Afro-América; História Transnacional

bottom of page